Warning: Use of undefined constant stripos - assumed 'stripos' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/w11549/web/public_html2/wp-content/themes/fallseason/functions.php(285) : runtime-created function(1) : eval()'d code on line 3

Estudar na Alemanha

1. April 2008

A página mais acessada da minha homepage antiga é a sobre o estudo na Alemanha. Então nada mais justo do que deixá-la online e colocar aqui nem que seja um link. Aviso aos navegantes: A minha antiga homepage não é atualizada desde agosto de 2005! Isso significa que

  1. ela é feia e tem aparência ridícula :-)
  2. os dados lá disponíveis estão desatualizados!

Se você quer ir direto ao assunto e saber um pouco mais sobre o estudo na Alemana, clique aqui. Lá você encontra também alguns links que considero de utilidade. Também não se esqueça de escutar o episódio número 1 do meu podcast, que fala justamente sobre esse assunto!

Se você apenas tem curiosidade em saber como a minha página era feia :-), ela está disponível aqui.

De qualquer modo, tenham bom um proveito!
 

  • 26 comentários

26 reações a “Estudar na Alemanha”

  1. FredDia 4. July 2008 - 15:55

    Opa, que legal! Vou seguir seu blog.

    Moro em Goiânia aqui no Brasil e estudo a algum tempo a língua alemã… se tudo der certo quero ir um dia para a alemanha passar no mínimo 6 meses trabalhando.
    Tenho tido facilidade com a língua alemã. Comprei 3 livros, um dicionário, e tenho acompanhado a DW-TV. Muito bom mesmo! _o/

    Valeu pelas dicas… e boa sorte aí!

  2. Bruno NascimentoDia 7. August 2008 - 20:12

    Oi tudo bem? estou para ir para Alemanha, tenho uma namorada alema que vai voltar para la agora em agosto, sabendo que vc jah tem mt experiencia sobre “Alemanha”, gostaria de ter informacoes e compartilhar a partir de hoje com vc, eu preciso aprender alemao para continuar la pq espero pegar um trabalho la. Meu plano e de estudar na Alemanha ou na Europa, quero entrar na faculdade de musica, guitarra em geral, vou tentar bolsa principalmente mas gostaria de trabalhar, e para isso tenho q fazer um teste basico de alemao, e para isso por consequencia teria q fazer um curso de alemao intensivo e barato, com certeza. Estou seguindo todas as instrucoes da minha namorada, ja q ela eh alema mas vc eh brasileiro como eu tem estado aew por bastante tempo. Oq me ajudaria muito de sua informacao seria algum curso rapido e barato de alemao ao redor de Stuttgat, onde ela vive (na floresta negra), ela me disse q o governo tem uma especie de curso intensivo para estrageiros por toda Alemanha e eh pago 1 Euros por dia mas com uma entrada de 100 Euros primeiro. Qualquer informaçao sua seria mt bem vinda!! E espero ter exito como vc na Alemanha tbm

    Abraços

  3. Josue SantanaDia 11. August 2008 - 1:05

    Gostaria de saber o que o consul alemão do Brasil exige para quem quer estudar o Studienkolleg na Alemanha. É verdade que eles exigem um poupança para poder ir e o que mais. Gostei das dicas da página mas n consegui olhar tudo.

  4. DannyDia 16. August 2008 - 18:10

    Olá amigo bem ja estive 3 mêses na Alemanha e gostei mais ou menos rsrsrs…..mas agora as coisas aqui no Brasil mudaram radicalmente.
    Bem em resumo. meu namorado é alemã e quer que eu vá morar lá. acho que não vou ter outra opção.mas para eu ir. primeiro gostaria de saber quais minhas possibilidades.
    Afinal eu só tenho o segundo grau completo que pelo que pude visualizar em sua velha página não é válida lá.
    O que faço você acha que terei oportunidade ???

  5. JordanaDia 20. July 2009 - 19:18

    Ola Marcelo! Seu site caiu na minha pesquisa aleatoriamente, mas dando uma olhada, ate mesmo sem entender nada sobre podcast e videocasting achei super empenhativo e achei muito interessante todos os registros que voce vem fazendo! Eu gostaria que voce pudesse me dar uma dica bastante especifica, se estiver ao seu alcance, claro.. De setembro a novembro desse ano, estarei ai em Munich fazendo o meu visiting scholar no INNOtec, na LMU. Como eu serei a primeira visiting scholar la, a universidade nao preve nenhum tipo de apoio que facilite a minha vida. Eu nao entendo nada de alemao e assim nao consigo achar nada que valha a pena. So consigo acessar as opçoes custosas via ingles. Tem uma garota da Columbia que se hospeda em uma house for catholic girls, e paga so 300 euros, super barato mas nao consigo achar o site desse lugar e nem a garota..Nao queria ter que pagar muito caro porque nao quero uma casa inteira pra mim, quero so um quarto em um ambiente de bom nivel. Voce pode me dar sugestao? Conhece alguém que queira alugar um quarto? Posso mandar todas as informçoes, meu CV, etc…ok? Te agradeço e te parabenizo de novo pelo Fritzlandia! Abc, J

  6. FernandaDia 23. October 2009 - 23:33

    Olá Marcelo

    Primeiro gostaria de dar parabéns ao blog.
    Bem, estou me mudando para Manheim com meu namorado (ele é alemão) em março de 2010.
    Não falo nada de alemão, preciso começar tudo do zero lá. Com 29 anos não vai ser facil!
    Li muita coisa sobre o que fazer, mas antes de mais nada, preciso estudar alemão. Vi que você escreveu que existem muitos cursos de graça, ou com valores bem acessíveis.
    Como faço para me matricular num curso desses?
    Andei vendo os valores por Porto Alegre e por Vancouver (estou atualmente morando no Canada) e os valores são absurdos!!
    Ainda tenho que correr atrás de visto e tudo mais.
    Por conta disto estou voltando ao Brasil em Dezembro.
    Se puderes, me manda um e-mail com uns conselhos!
    Abraços
    Fernanda

  7. glislenyDia 8. March 2010 - 23:03

    fui alemanha ano passado fiquei 3 meses em gissen e um tempinho em tubigen gostaria muito de saber como faço para conseguir estudar em uma dessas cidades que mencionei,falo um pouco e sou louca para estudar na alemanha mais estou tendo problemas para encontrar o rumo certo me ajuda por favor
    agradecida
    glisleny

  8. pedroDia 5. May 2010 - 18:45

    cara, li esse site seu e queria te fazer uma pergunta. eu to querendo ir para alemanha para fazer um curso de linguas ai por seis meses, e eu fiz somente uns 4 meses de alemao. so falo ingles e espanhol. vc axa q deveria fazer mais tempo de alemao ou se for sem nada da pra aprender tranquilo??? obrigado responde por email

  9. JonadabeDia 8. June 2010 - 18:58

    O que acha mais vantajoso? Fazer 1 ano de aula lá e depois se inscrever na faculdade, ou depois de 2 anos de faculdade aqui?

    Se puder me ajudar, no caso da primeira opção, qual seria o custo pra viver aí nesse caso?

    Abraços

  10. adminDia 17. June 2010 - 19:32

    @glisleny: O primeiro passo a tomar é entrar em contato com a universidade (Auslandsamt) e pedir inscrição no curso. O resto vai depender do seu currículo escolar/universitário até então.

    @pedro: Eu vim pra cá sem falar quase nada de Alemão. Recomendo não perder tempo estudando Alemão no Brasil: Venha logo pra cá e aprenda num curso intensivo aqui. No final das contas sai mais barato e você aprende a língua muito mais rápido.

    @Jonadabe: Depende de quanto tempo você já estudou no Brasil. Se ainda nao completou um ano, vale a pena fazer o Studienkolleg aqui. O mais importante é ter cursado pelo menos um semestre no Brasil, pois é o mínimo pra entrar no curso aqui. Já o custo de vida varia muito de uma cidade pra outra. O Leste é mais barato que o Oeste, Munique é a cidade mais cara da Alemanha. Capitais também são mais caras do que o interior. Faz um tempão que não sou mais estudante, mas acho que você precisará de no mínimo uns 600-700 Euros.

  11. JonadabeDia 18. June 2010 - 17:53

    Obrigado pela resposta.

    Decidi fazer o studienkolleg mesmo, vai ser um tempo de preparação e de adaptação.

    A complicação aqui é encontrar um curso de alemão. Como em minha cidade não tem, só em salvador (100km daqui), talvez faça no Goethe, mas pelo jeito vai durar 4 semestres, 1 semestre pra cada nivel (É necessário o B2, se não me engano). Como você fez o curso de alemão? Durou quanto tempo?

    Pretendo fazer aqui:
    http://www.studienkolleg.uni-halle.de/

    Abraços, e parabens (e obrigado também, rsrs) pela iniciativa.

  12. AdrianoDia 8. October 2010 - 10:31

    oi tdo bm
    sou Adriano, de momento estou terminando o ensino médio e pretendo estudar a faculdade na alemanha cujo o curso é engenharia de telecomunicações ou tecnologias de informaçoes.
    A minha preocupação é o seguinte:
    – o que posso fazer para estudar na alemanha
    -quais são os documentos necessários.
    – quanto custa as propinas anualmente
    Espero que me possas ajudar neste contexto… Por favor envia-me a resposta por email
    Agradeço…
    Um grande abraço

  13. BrunaDia 10. October 2010 - 22:09

    Olá!
    Encontrei seu e-mail nos Google da vida.
    Eu moro em Hamburg, estou terminando o B1, logo farei o Prüfung.
    Para eu continuar com meu simplório Visum, eu precisarei ir pra Universidade (tive que assinar isso na Imigração, hehe). Eu já sou graduada no Brasil (Naturologia), que aqui seria algo como Heilpraktiker (que aqui é nivel de Ausbildung). SE eu for pra Uni, gostaria de continuar na área da saúde , inclusive já pesquisei algumas Unis. Ainda não traduzi meu diploma e grade.
    Li que pelo fato de você ter reprovado em algumas cadeiras no Brasil, te atrasou a vida… e me preocupo com isso. Pois não fui assim aluna numero um, sabe?
    Então, eu terei que fazer o Studienkolleg ou há possibilidade de não fazê-lo e ir direto pra Uni?
    Eu não conheço ninguém aqui com o mesmo problema, pois a maioria dos brasileiros são casados, ainda aprendendo nível A1, fazendo mestrado ou estão aqui com visto de trabalho.
    Não tenho a quem recorrer!
    Se puder, me dê uma Licht!!

    Vielen Dank,
    Bruna

  14. MárlonDia 23. October 2010 - 4:52

    Hallo Marcelo!!!

    Zuerst soll ich dich begrüßen, weil dein Blog wirklich viele Auskünfte über Deutschland hat, was sehr wichtig sind, für die Personen die den Deutschlandstraum haben, wie ich. Eine Sprache zu lernen ist weiter von die Worte der Sprache, muss die Geschichte, das Volk mit seinem Kultur und andere Nuances gelernt sein und die einzige Weise das zu machen ist: im Land der Sprache zu leben und im Meer der Erlebnisse zu tauchen. Deswegen stelle ich diese Frage: wie kann ich eine Arbeit in Deutschland sehr schnell schafen, wenn ich nur das Ginasium in Brasilien geendet habe und deswegen kein Studium besitze? Jawohl sollte ich das Studienkolleg starten was ich gern machen würde, ob ich eine Arbeit und dazu Geld hätte.

    Herzliche Begrüßung von Brasilien und küsse für dein Kind

  15. Clayton SouzaDia 17. November 2010 - 23:20

    Gostei muito do seu site e esclareceu muita coisa sobre estudar na Alemanha, porém, tenho algumas dúvidas.
    Minha filha está querendo ir para a Alemanha concluir o “ensino médio” no proximo ano ela estará no equivalente ao ultimo ano aqui. Ela quer faze risso para fazer faculdade ai na Alemanha. Ela estuda em um colégio alemão aqui no Brasil e nós temos parentes aí na Alemanha.
    Como fica a questão do visto? Porque vios que o visto de estudante tem validade de 11 meses. Como se renova esse visto? E outra coisa, os cursos das faculdades e universidades são pagos?

    Grato

    Clayton Souza

  16. fasoDia 25. February 2011 - 3:17

    Em 2010 passei 2 meses na alemanha visitando minha irmã intercambista e a familia dela gostou muito de me ter na casa deles. este mes ela me fez uma proposta de trabalho onde eu posso morar com eles, estudar e trabalhar com o pai dela. Não vou ter custo nenhum de hospedagem e ainda vou ter uma grana p me manter lá. Mas eu gostaria de estudar em uma universidade por lá depois, pois se eu relmente for, vou abrir mão disso aqui no brasil. O curso que quero fazer é arquitetura e ainda não comecei aqui. A minha duvida é quase a mesma que a do Jonadabe. Tenho receio d que o curso de arquitetura seja muito requisitado e eu não consiga ser aceita. Vc tem alguma informação que possa me ajudar quanto a isso?

  17. amandaDia 6. August 2011 - 23:36

    Ola, eu estou na alemanha, vim para ca aprender a lingua e depois entrar para a faculdade, so que nao estou me adaptando, esta sendo muito dificil para mim, entao resolvi voltar para o brasil, mais ainda tenho dulvidas..
    enfim queria uma ajudinha a respeito desse assunto se realmente vale a pena ficar, se vale a pena enfrentar as dificuldades..

  18. DIAMILEDia 29. December 2011 - 0:20

    Olá!
    Estou terminando minha graduação em engenharia ambiental, existe a possibilidade de fazer pos-graduação em alguma universidade de graça na Alemanha…de preferencia em Marbug.
    Abraços

  19. ailtonDia 7. March 2012 - 22:50

    Olá Amigo, sei que se trata de um assunto já meio antigo, procurei por aqui e não achei.
    Minha namorada é alemã, já namoramos a mais de 1 ano, temos a intenção de nos casarmos (depois de muita insistência por parte dela…).
    Eu tenho apenas o ensino médio, eu gostaria de saber se ao chegar ai e concluir essa etapa de casamento (tendo em mãos a papelada do casório), se eu teria as mesmas chances de um brasileiro que ingressou pelo visto de estudante.
    Sem sombra de dúvidas as suas explicações foram as mais esclarecedoras que eu já encontrei na internet, meus sinceros parabéns (não aguentava mais procurar por informações claras).

    No aguardo

    Forte abraço!

  20. adminDia 30. May 2012 - 21:09

    @Jonadabe: No Brasil eu fiz apenas aquele “Curso de Idiomas Globo” de Alemão com fitas cassete, cheguei aqui sabendo falar “oi, tudo bem” e “meu nome é…”. :-) Aprendi Alemão foi aqui mesmo, num curso intensivo de 5 dias por semana. O curso completo dura 1 ano, eu fiz 8 meses pois pulei dois níveis.

    @Adriano: Primeiro – tem que saber Alemão. :) Segundo – basicamente você precisa da sua conclusão de segundo grau no Brasil mais um documento que ateste que você tem o direito de cursar uma universidade no Brasil (por exemplo um documento provando que você passou no vestibular, ou um boletim de uma universidade provando que você cursou x anos etc). Isso tudo você traduz e leva num órgão daqui responsável pelo reconhecimento de diplomas extrangeiros. Terceiro – isso varia muito de uma região pra outra. Na época eram necessário aproximadamente 600€ por mês, o valor atual eu não conheço. (Terminei meus estudos há 7 anos e desde então trabalho.)

    @Bruna: Isso vai depender muito das regras de reconhecimento de diploma, que eu sinceramente não conheço. Já ouvi falar de gente que pôde começar a faculdade aqui direto (do 1. semestre), no meu caso eles disseram que eu teria que fazer o Studienkolleg…

  21. adminDia 30. May 2012 - 21:10

    @Marion: Wow, du schreibst schon sehr gut auf Deutsch! :-) Es kommt darauf an, ob du hier studieren und später damit arbeiten möchtest, oder ob du nur arbeiten möchtest. :) Denn wenn es darum geht, *während* des Studiums Geld zu verdienen, das ist nicht so schwer, es gibt immer viele sog. Studentenjobs. Wenn du aber nur arbeite und damit dein Leben finanzieren möchtest, dann wird es viel schwieriger. Denn um einen normalen Job zu bekommen, brauchst eigentlich fast immer ein Diplom oder irgendein Ausbildungszeugnis, welches du ja nicht hast.

    @Clayton: Os vistos de estudante são sempre por um período determinado, em geral 12 meses. Pois estão obrigatoriamente vinculados à matrícula na universidade, e tem que ser renovados todos os anos (o que geralmente não é problemático). O principal – e isso é muito importante! – é que ela já venha do Brasil com um visto de estudante, pois senão vai ser praticamente impossível trocar de visto aqui! Quanto às universidades pagas, isso varia entre os estados: alguns tem ensino gratuito, outros cobram uma taxa semestral. O valor atual eu não sei, mas há uns anos estrás era algo tipo 500€ por semestre. Ou seja, mesmo tendo que pagar, não se compara com a matrícula de uma universidade privada nos EUA ou até mesmo no Brasil.

    @faso: Alguns cursos tem o que eles chamam de “numerus clausus”, ou seja, você precisa de uma nota mínima para ser aceito. Quais cursos de quais universidades exigem isso, você terá que se informar direto com as universidades. O mais fácil é assecar os sites na Internet e procurar por informações para estudantes extrangeiros, todas elas tem um órgão interno que toma conta disso. (“Ausländeramt” ou algo parecido)

  22. adminDia 30. May 2012 - 21:16

    @amanda: Olha, isso vai depender muito da sua real vontade de ficar aqui. Eu também passei por várias dificuldades, e conheço gente que passou por *muito* mais dificuldades do que eu passei! Eu resolvi enfrentar os problemas e acabei ficando, conheço outros que também ficaram. Alguns voltaram para o Brasil, mas geralmente porque desde o início já estavam planejando e acabaram rranjando um bom emprego lá. (Principalmente agora que o Brasil está em alta no exterior…)

    @diamile: Como já disse, em alguns estados a universidade é gratuita, em outros não. Você terá que se informar direto com as faculdades.

    @ailton: Obrigado pelo elogio! :-) Na verdade, se você se casar com uma alemã, este é basicamente o modo mais fácil de conseguir ficar aqui na Alemanha. Pois você não terá restrição alguma quanto a visto ou permissão de trabalho. É claro que sem um diploma você não conseguirá um emprego muito bom, mas pelo menos ao consegui um Job para financiar a vida durante os estudos você não terá restrições como por exemplo trabalhar no máximo 90 dias por ano etc.

  23. Valéria MachadoDia 28. July 2012 - 2:43

    Gostaria de saber sobre uma prova que é aplicada no consulado alemão, que dependendo do seu resultado, há a possibilidade de fazer curso superior lá na alemanha.
    Se tiver informações ou algum esclarecimento, ficarei grata.
    Obrigada

  24. DiamileDia 17. September 2012 - 21:55

    Olá!
    Gostaria de saber como fazer para cursar uma pos-graduação na cidade de Frankfurt ou Dusseldorf na area de engenharia ambiental…Qual os passos? Entrar em contato com a universidade? Tem que ter uma poupança em euros…São muitas coisas que lemos e nao sabemos ao certo o que fazer…Me ajude por favor.
    Obrigada desde já

  25. Gisele FreitasDia 8. November 2012 - 12:58

    Bom dia!

    Estou pensando em ir fazer a faculdade na alemanha,
    tenho nacionalidade alemã e minha mãe mora lá.
    Passei no vestibular para hotelaria na UFPE, o curso irá começar em um mês,
    estou com medo de ir e quando for analizado meu certificado do ensino médio
    eles nao me deixarem entrar numa faculdade e consequetemente
    eu perder a oportunidade de cursar na federal aqui.
    Se eu tivesse a certeza que eles iriam me deixar entrar num faculdade,
    deixaria tranquilamente os estudos aqui no Brasil,
    porque sei que estudar na Alemanha seria muito bom pra minha vida.

    Tenho o ensino médio e um certifcado de vinculo com a federal,
    e comprovante de que entrei por meio de vestibular.
    Será que isso iria me ajudar em algo?

    Quem souber, por favor me ajudem. Tenho que ter essa resposta daqui a 2 dias.

    Obrigada :)

  26. EduardoDia 21. December 2012 - 21:21

    Olá Marcelo

    Sou bolsista do CNPq e gostaria de saber se você sabe de alguma lista atual indicando as cidades de maior alto custo para se viver na Alemanha. Isso ajudaria muito, uma vez que estamos elaborando uma carta ao CNPq que recentemente aprovou um adicional localidade para algumas cidades do mundo que eles listaram como de alto custo para se viver. Na Alemanha, somente Frankfurt foi incluída na lista e nós sabemos que Munique é muito mais cara.

    Obrigado

Trackback URI | Comentários em RSS

Escrever um comentário